Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PhotoImageBrazil

Pinto no lixo. Criança em bombonière. Gato em panela de peixe. Cachorro em panela de gato. Assim estava eu na 19ª edição da PhotoImageBrazil.

Vou contar a minha visão, surpresa e impressão do evento que é um dos maiores da América Latina. Mas se você quiser saber sobre o evento de uma maneira mais formal e precisa, clique aqui e visite o site como bom fotógrafo que és.


Pois bem. Let's rock!

Primeiro deixe-me introduzir os personagens
. Fui ao evento acompanhado (ou acompanhando) o grupo da Mega Model de São José dos Campos. O grupo era composto por dois fotógrafos, da espécie Photographus sedentarium, eu e Jkarlus, mesmo sendo o segundo já mais evoluido, não pertencendo ao ramo sedentarium.
Outra parte do grupo era composta por dois Editores Gráficos da espécie Photoshopus tuaphotolis, Rodrigo Fernades e Regiane Algumacoisaquenuncaseiescrever.
E por fim o líder do grupo, presidente da Mega Model São José dos Campos da espécie Bancandum suascomprasilídicus, Wilian Torrez.

Pois bem (mas de novo?). Chegamos no local e já no saguão de entrada as surpresas brotavam de todos os lados. Mas vou citar somente a mais importante e ela se resumi perfeitamente em uma palavra: Nikon.

A Nikon foi minha grande surpresa nessa feira. Já havia ido a Photoimage em outras edições e uma coisa que sempre me incomodou era a participação bem, digamos, singela. Cheguei esperando não muito mais do que já havia visto em outras edições... pobre e ingênuo mancebo.

Já na área de cadastramento a primeira surpresa. Os crachás... digo, todos os crachás... repito: TODOS de TODAS a pessoas que entrasse na feira tinha o logo da Nikon em sua alça, de ponta a ponta, prova do grande investimento da Nikon em marketing e propaganda, coisa que sempre deveram, pelos menos no Brasil, nos últimos anos.

cara crachá, cara crachá, cara crachá

Lá dentro mais surpresa. O stand da Nikon se revelou estupendo. Grande, bem iluminado, ótima logistica, o trânsito no stand fluía e suas filas andavam.


Equipamentos para o visitante testar na hora, como as tops D700, D3s e D3x. Uma bonita sacola (detalhe da alça de mão igual a alça de pescoço das câmeras Nikon, catálogos com todos os produtos da Nikon e o melhor: Paninhos! Haha adoro paninhos, especialmente quando eles vêm com o logo da Nikon!


Uma grade de excelentes palestrantes, todos fotógrafos renomados no Brasil e exterior, como meu ídolo Luiz Garrido, o dinossauro da foto publicidade Newton Medeiros e o grande Clício Barroso.

Cheguei ao stand, testei as meninas, a fila estava bem amena.





E logo seguimos feira adentro, o stand da Nikon ficou lá e não sairia do lugar. Logo voltaríamos para a série de palestras.
Andando pelos corredores eu avisto uma figura. Cabelo grisalho, malvestido, sorriso maroto, palavrões soltos no ar em uma conversa amistosa. Aproximei-me já anunciando, como se o sujeito não soubesse seu próprio nome.
Luiz Garrido! - Disse eu.
Ele logo se aprumou e adiantou.
Não, não - Tratou de mostrar o crachá e falar qualquer nome que não era o dele.
Mas logo eu! Macaco velho, cobra criada, não poderia acreditar num crachá com nome fake. Insisti, apertei sua mão, ele logo cedeu. Pedi uma foto, afinal, era um ídolo, um gigante dos retratos.


A abordagem e a tentativa de se passar por um traseunte qualquer


Os dois gigantes

A feira seguia, nós a seguíamos. Lá pro fundo os chineses dominavam. Pequenos stands dedicados a equipamentos tecnológicos em geral. Logo paramos pra testar e comprar alguns flashs e outros equipamentos.

Big Boss e Jkarlus analisando os equipamentos

No caminho conhecidos e amigos brotavam. Logo encontramos Ricardo Takamura, ou ele nos encontrou, não não lembro mais. Logo depois o amigo Célio Wong e seu parceiro.

Eu e Ric Tak

Andamos, andamos, andamos. Assinamos revistas, fotografamos mulheres bonitas, testamos equipamentos, mesmo os que não nos dizia respeito. Era chegada a hora das palestras.

De volta ao stand das câmeras de verdade da Nikon a palestra do Luiz garrido já se encontrava em estado avançado. Mostrava um último retrato que fez na hora com algum espectador.

O mestre como quem rima um rap

Findada as palavras do garrido, Newton Medeiros já se preparava pra mais uma palestra. Essa consegui ver toda. O mais curioso não foram as informações que absorvíamos, mas o parceiro Jkarlus de assistente do Newton. Safadênho como só ele, não perdeu a oportunidade de substituir o ajudante ausente.

Jkarlus de assistente. Newton Medeiros montando seu esquema
Newton seguiu dando dicas valiosas de esquemas de luzes, direção de modelos, fotografia de produto. Com exemplos e demostrações práticas, sempre que podia. A platéia assistia atenta.



Newton terminava a palestra. logo deu lugar para Clício Barroso. Clício falou sobre o poder das compactas Nikon, em especial a nova P7000, câmera compacta com cara de gente grande. Contou uma breve história das compactas Nikon desde o seu nascimento quando 1.3 mp era algo com muita qualidade para uma digital.
Mostrou como uma compacta é eficiente em trabalhos profissionais como catálogos e como foi sua experiência experimentando as principais compactas Nikon ao longos desses anos.


Tivemos que ir embora antes do fim.
Quando ia saindo do stand, uma surpresa. Alguns gringos da equipe da Nikon notaram minha camiseta da Nikon D Series Club, feita pelo meu amigo Rostev. Perguntaram-me do que se tratava, logo expliquei. Ficaram admirados, pediram que eu posasse por uns segundos para que eles pudessem tirar algumas fotos, logo uma fila de três integrantes gringos da equipe da Nikon se formou, tiravam fotos e se empolgavam, eu não entendia e sentia uma vontade titânica de me enterrar em qualquer buraco próximo.
Não sendo suficiente, pediram que eu aguardasse mais um pouco para que eles pudessem chamar um fotógrafo profissional para poder registrar eu e minha camisa D Series Club. Saí apressado logo que a tietagem terminou (infelizmente não tenho registro do ocorrido, talvez eles me mandem as fotos no e-mail que pediram).


Assim o evento terminou pra mim e meus companheiros de jornada. Eles voltaram sem mim, pois voltei com o Ric. Uma parada em um posto qualquer na marginal pra jantar. depois Dutra a dentro.

Aos amantes de outras marcas de câmeras fotográficas, dos mais relax aos mais xiitas, perdoem não ter mencionado outros fabricantes e ter-me focado somente na Nikon. É que, por motivos óbvios, não poderia ser o contrário... não vindo de mim.

Até a próxima!





3 comentários:

  1. You could also do cross mailings, lawn sign exchanges,
    newspaper co-ops, etc. The paperwork being requested
    is not difficult to compile and send in. To some persons the money score rating organization might as well be Egypt
    hieroglyphics.

    my blog post Prestamo

    ResponderExcluir
  2. Hey there! Quick question that's totally off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing
    from my iphone4. I'm trying to find a theme or plugin that might be able to correct this problem.
    If you have any suggestions, please share.
    Thank you!

    Here is my page - Hairdressers Langley BC

    ResponderExcluir