Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Visconde de Mauá

Ou não...

Escrevo este post ouvindo aos Chorinhos de Ouro. O que quer dizer que eu não consigo me concentrar para escrever. O que também quer dizer que eu não vou desligar o som, tá muito bom... sério.

Então, perdoem estas mal traçadas linhas, pois vou seguir do jeito que der.



Sucede que nesse último final de semana o meu grupo de fotografia do coração (não, eles não fotografam corações), o Vale Foto Clube
, realizou mais um grande passeio.
O palco era a cidade de Visconde de Mauá, sul do Rio. Me contaram que a cidade é linda, eu não sei porque nem cheguei a conhecê-la... É, pois é. Fui lá e não conheci, mas já irão entender o por quê.

Para chegar até a fazenda onde ficamos hospedados não foi tarefa fácil. À noite não se enxergava muita coisa. Estradas estreitas e de terra, mas chegamos.
Chegar até a casa principal não foi tarefa fácil. FOI IMPOSSÍVEL! 15 minutos de subida ingrime, quase 90º... tá, eu sei, mas pelo menos era o que parecia àquela altura. Mas enfim, chegamos ao cume. E valeu, valeu cada gota de suor deixada na trilha. A noite estava linda!



E quem disse que a gente dormiu? Não dava, não com essa noite te chamando, quase sussurrando no seu ouvido para fotografá-la.
Logo amanheceu. E a gente lá.






Com a luz do sol, algo que não havia notado se revelou. Eu estava coberto de grama e formigas!!!
Mas não, não era isso. Uma árvore, uma única da fileira, ainda estava vestida. A estação não a havia despido e no primeiro contato com a luz do sol ela brilhou, brilhou como um Kamehameha que só o Mestre Kame sabe fazer.
Pronto eu, Ricardo Tak e Letícia corremos até ela e fizemos algumas fotos com o elemento humano.
Aliás, valeu Letícia, por ser minha modelete nesse fim de semana (ou pelo menos nessa manhã) :)














Quase 24 horas sem dormir a essa altura. Tudo pela fotografia... não, mentira. Se eu dormisse a essa hora, perderia o café da manhã que estava ótimo, por sinal.
E adivinha onde fizemos o desjejum?!
Thãnã!





Que feio, não?

Logo chegou a hora de dormir... não, não chegou. Se dormisse, perderia a trilha para o lugar onde seria servido o almoço. Duas horas de trilha só de ida. Sobe, desce, escorrega, bosta de cavalo, chuva, lama... Me separei do grupo 2, andei bastante sozinho por lugares inóspitos e inexplorados. Animais silvestres cruzavam meu caminho e pássaros selvagens sobrevoavam minha cabeça, a espreita, à espera de uma oportunidade de beliscar uma carcaça.
Vermes malditos! Não foi dessa vez. Um assobio do Jean e logo cheguei até o grupo 1.

No caminho entre os dois grupos consegui tirar a câmera numa folga da chuva. Uma das partes mais fechadas da trilha.


Chegando no lugar - cujo nome não lembro - sentamos, conversamos, celebramos... Ok, foi bem menos emocionante, mas foi um tempo suficientemente bom para colocarmos os papo em dia. Companheiros de VFC que não vemos com tanta frequência devido à distância.





Ali do ladinho havia uma cachoeira. Fazia frio, era fim de tarde, todo mundo foi fotografar e eu não fiz uma foto sequer. Sabe porquê? Porque o lance é mergulhar no frio!

Foto por Ricardo Lima

Valeu pela foto, Caco!

Todo mundo comido... digo, depois de todo mundo comer, beber e conversar, era chegada a hora da volta, cansativa, mas legal. A trilha era mais leve na volta, talvez por não ser trilha, mas sim uma estrada. O problema é que totalmente molhado tudo fica mais difícil haha, olha o meu estado:

Foto por Ricardo Lima

Valeu pela foto, Caco!²

De qualquer modo, fiz uma foto do estado dos meus pés quando cheguei em casa.
- Sapatos encharcados pela trilha molhada e poças de lama;
- Meias cinzas que já foram brancas... também encharcadas;
- Bermuda encharcada por causa da cachoeira;
- Canelas arranhadas pelo mato da trilha;
- Cocô de cavalo na perna esquerda da bermuda. Sim, o joelho que uso para abaixar e pegar um bom ângulo;
- E a velha guerreira Nikon F.


Sem forças pra fazer fotos, me concentrei no que viria quando o sol se despedisse... Dã, a noite claro, mas não é só a noite, mas o que vem com ela. E adivinha... olha o que ela trouxe:



Feio, não?

Ainda tiveram estrelas caminhando apressadas, como quem quer logo se deitar. Coisa que eu deveria fazer. E fiz.


Mas não antes de uma boa noite com direito à lareira (improvisada), vinho, queijo, salaminho, cerveja (da boa) e os fellas!
Ah, claro, uma boa limpeza nos equipamentos!


Em fim o merecido descanso.
De dia, a tradicional foto oficial.


E na volta, claro, as paradinhas aqui e alí em alguma paisagem interessante.





Aos amigos deixo uma mensagem de sabedoria. Mestre Yoda disse-me uma vez , enquanto fotografava da beira de um precipício: Arriscar necessário é. Da zona de conforto não saia, e foto boa não terá.

Foto por Ric Tak

E é isso. Como diria meu amigo Terminator: Hasta la vista!
O no..


19 comentários:

  1. Cara... Curti muito! Até mesmo o texto... hehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Penso que a combinação dois é de extrema importância.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. bacana.. e o escrivinhador não fica devendo nada ao fotógrafo..

    ResponderExcluir
  3. Beleza de texto e fotos escandalosamente maravilhosas!! Parabéns Phelipe!!
    E eu não fui.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tenho que concordar que você perdeu um grande passeio, Murilão!
      Muito obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  4. Phelipe Parabéns!!! Excelente relato e fotos de dar inveja....

    ResponderExcluir
  5. Essas fotos da galáxia estão incríveis, fiquei um bom tempo olhando pra elas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo! Imagina na hora de fazê-las? "Fotografo ou fico olhando, eis a questão" hehe

      Excluir
  6. Fotos cada vez mais incríveis.
    Que lugar feeeeio... rs..
    Parabéns, Phe!

    E eu não fui.....[2]

    ResponderExcluir
  7. fotos incrível!
    Mas sua descrição ta tão boa quanto elas!
    =D
    Realmente a fazenda Boa Vista é super linda e as cachoeiras do Prata são Mega blaster. rsrsrs
    Ahh e nessa de ficar entre o grupo 1 e grupo 2 é me perdi na trilha quando tava voltando pra fazenda depois de ir na cachoeira do prata.
    ahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuzão, Fânia! A trilha é divertida, mas nada tão difícil rs
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Nossa consegui ver agoraa... valeu por tirar as fotos.. ficaram lindas.. todas ee essas estrelas ficaram magnificas.. shoow de bola.. =)
    Parabéns e eu que agradeço pelas fotos... =P

    ResponderExcluir
  9. Como?
    Como você conseguiu deixar ainda mais lindo o que já é absurdamente lindo por natureza?
    Quanta sensibilidade, suas fotos tem ares de sonho.
    Ganhei minha noite vendo suas fotos. E não é só porque se trata de uma noite chata de domingo. Poderia ser uma sexta, poder ter visto seu trabalho ainda seria mais do que gratificante.
    Lhe devo agredecimento pelo teletransporte a esse mundo quase mágico.
    Obrigada.

    (a Andréia Marcondes foi quem me indicou seu blog, vou agradecê-la muito por isso também!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Juliana. Fico até sem graça.
      Bom, tudo que posso fazer é agradecer. Obrigado por achar bonita (seria essa a palavra?) essa minha brincadeira. Agradeça a Andréia por ter indicado o blog, por favor.
      Muito obrigado de novo, que bom que vocês gostou, adorei suas palavras.

      Excluir
    2. Só fui extremamente sincera.
      A sensibiidade e a beleza são todas suas.
      Já agradeci e muito! rs

      Excluir