Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Primeiros Clicks - Santa Bárbara do Pará

Tá, mas onde fica?


Indicada pela seta verde, ela, Belém.

Indicada pela seta vermelha, ela, Belém.
A seta verde indica a ilha de Mosqueiro.
A azul, Santa Bárbara do Pará.

                                                                          

Hoje, já em Belém, senti vontade de fazer um bloguinho para compartilhar meus registros, não apenas em imagens, mas escrito, também.

Eis a questão: o que postar primeiro?
Então, pensei: por que não fazer o primeiro post do blog com as primeiras fotos dessa minha nova fase em Belém do Grão Pará?

Pois bem, as fotos contidas nesses primeiros registros não são as primeiras de fato, mas as primeiras fotos realmente relevantes.

Anteontem, Sábado, 31 de Julho, meu pai acordou com vontade de fazer um passeio sem roteiro, sem programação. Saímos [já bem tarde] relativamente cedo, eu, meu pai, minha mãe e um amigo do meu pai, o Sérgio. A princípio iríamos ver um terreno que estava à venda nas terras onde o Sérgio foi criado, Santa Bárbara do Pará. Mas, como era no caminho, resolvemos parar no sítio do meu primo Fernando, o Refazenda, onde o mesmo desenvolve um trabalho super legal de permacultura. O problema é que ele não estava lá, pena. Então, seguimos para o tal terreno à venda, nos enrolamos para achar, pois o Sérgio havia esquecido o caminho.

Achado o caminho, nos embrenhamos cerca de 500 metros mata à dentro até acharmos o primeiro igarapé do terreno, vale ressaltar que o terreno tem 110 metros de largura por 1 quilômetro e uns quebrados de profundidade.



Primeiro Igarapé do terreno
(clique na imagem para ampliar)


Meu pai explorando o Igarapé
(clique na imagem para ampliar)


Uma aranha à beira do Igarapé
(clique na imagem para ampliar)


Conhecido como "Pente de Macaco", segundo o Sérgio
(clique na imagem para ampliar)

Mais 500 metros terreno adentro havia um outro igarapé, mas mais fundo que o primeiro. O problema é que não sabíamos desses dois dados, nem que era mais fundo (consequentemente mais legal) e nem que era à 500 metros, por isso resolvemos não seguir mata à dentro.

Foi quando o Sérgio disse que havia um outro igarapé ali perto, cujo dono havia feito uma mini represa e que era mais fundo e limpo. Como o dono só usava o igarapé uma vez por ano quando dava uma festa, e que o mesmo não morava na região, resolvemos adentrar.
É, meu amigo, isso mesmo, violamos o art 150 do Código Penal, invadimos a propriedade alheia e tomamos um belo banho no igarapé!

Meu pai dando um de seus típicos mergulhos
(clique na imagem para ampliar)


Panorâmica vertical do igarapé invadido
(clique na imagem para ampliar)



Panorâmica horizontal do igarapé invadido
(clique na imagem para ampliar)



Folhas sobre a mesa
(clique na imagem para ampliar)


Terminado o banho fomos atrás do vendedor do primeiro terreno, mas foi uma busca sem sucesso. Falamos com um, outro, o Sérgio nos levou em outro fulano, depois fomos buscar o irmão do Sérgio que sabia quem vendia o tal terreno, mas no fim das contas descobrimos que o dono não era dono, era dona, a irmã do senhor que achamos... acabamos apenas com o número do telefone da mesma.

À essa altura, 15:30, a fome começou a fechar o cerco, batalhas épicas eram travadas no meu estômago, e o povo clamava por comida. Foi quando o Sérgio nos levou na Maurícia, um lugarejo às margens de algum rio, creio que era na Baía do Sol. Lá comemos uma Pescada fresquinha, tirada do próprio rio.

Um amiguinho pegando carona na minha janela à caminho da Maurícia
(clique na imagem para ampliar)


Banhistas fugindo do calor
(clique na imagem para ampliar)


Sol das 16:00 banhando o que eu creio que seja a Baía do Sol
(clique na imagem para ampliar)

Depois fomos de novo ao sítio do meu primo Fernando, o Refazenda. Dessa vez ele estava lá.
Fomos muito bem recebidos por ele e sua namorada, a Louise.

O Fernando me explicou cada lugar do sítio. Cada horta, a casa de banho, o processo de compostagem, e como cada coisa é reaproveitada e reutilizada num outro processo. Fomos até o igarapé no fundo do terreno pela Trilha Cultivada e voltamos pela Trilha da Floresta, mas à esta altura minhas duas baterias da câmera haviam me deixado na mão, e fica a dica: nunca saia com uma bateria com pouca carga e com a reserva sem saber se está ou não carregada hehehe
Infelizmente não tenho muitas fotos de lá, pelo menos não tanto quanto queria ter.

Aliás, pretendo dedicar um post neste blog só sobre o Refazenda e o trabalho do Fernando. Por hora segue algumas poucas fotos de lá.

Mais uma amiguinha, acho que elas gostam de mim
(clique na imagem para ampliar)


Início da Trilha Cultivada, rumo ao igarapé
(clique na imagem para ampliar)


De dentro do dormitório
(clique na imagem para ampliar)


Cozinha do Refazenda
(clique na imagem para ampliar)

E foi isso! Curtimos o fim da tarde com o Fernando, Louise, e seus companheiros caninos, Luca e a sobrevivente Vida.

Munidos de verduras e legumes fresquíssimos partimos de volta pra casa. Fazia um lindo fim de tarde e eu, num lampejo de consciência, lembrei como sou perdidamente apaixonado por essa terra.

3 comentários:

  1. Que inveja desse passeio!! O dia que eu for te visitar vais ter que repetir ele. =)

    O Refazenda parece um projeto bem legal, vou esperar o post. Mas pq a vida é uma sobrevivente?


    Bjim,
    Las

    ResponderExcluir
  2. Brigadim, Las!
    A vida é uma sobrevivente porque foi salva de ser jogada numa fornalha (ou caldeira) da Tramontina, mas foi resgatada e hoje vive no Refazenda =]

    ResponderExcluir
  3. Ai, Phelipe..
    Hoje estava revendo umas fotos das cachoeiras de Gonçalves (ainda se lembra ?) vi você e me perguntei.. Será que ele ainda faz fotos ?
    Pois faz e até blog..

    ResponderExcluir